Entre em contato conosco

Estamos a sua inteira disposição para conversar e trocar idéias sobre ecologia e outros assuntos relacionados. Se desejar entrar em contato por correspondência favor escreva para Caixa Postal 90.278 -Petrópolis, RJ, Cep.25.620-970.

domingo, 20 de junho de 2010

A destruição da natureza brasileira

O Brasil, ao ser descoberto no ano de 1500 d.c. ficou por um bom tempo sem ser explorado, pois por aqui a natureza estava, ainda como Deus a criara e as coisas aconteciam de uma forma lenta e maravilhosa. Já repararam que a natureza demora milhares de anos para esculpir um desenho enigmático na rocha? já o homem,com suas invenções "racionais" conseguem destruir uma rocha de tamanho estupendo em apenas alguns segundos e faze-la em pedrinhas que cabem na palma da mão.
Mas a exploração estava no destino de nossas terras preservadas. Ao verem que com os habitantes da terra nada conseguiriam, os portugueses, holandeses, ingleses, espanhóis entre outros vieram e devastaram toda a nossa mata litorânea extraindo o pau-brasil, madeira que era requerida na indústria e contrução, na Europa. Depois que quase devastaram por completo o belo litoral, a paisagem que era tão rica e vislumbrante mudou-se e além disto forçaram o povo da terra a trabalhar fazendo este indigno trabalho, que foi também parte de sua destruição, pois quando os "índios" não concordavam em fazer o serviço destruidor, usavam de violência e os escravizavam e até matavam. Depois dessa devastação, em busca incessante de riquezas, devastaram aos poucos a nossa mata, substituindo-a por uma plantação que não era costumeira por aqui. Fizeram engenhos e plantaram a cana de açucar, lucraram e não se contentaram com o que tinham, e prosseguiram em destruir os vastos territórios, antes virginais, derrubando árvores e implantando a criação animal, para ter maior lucro. Depois, ainda inconformados extrairam das bacias de nossos rios cristalinos todo ouro que puderam e enriqueceram; Mas, empobreceram a natureza local e dixaram umrastro de destruição imensurável.
sob o pretexto de civilização, bem estar social, progresso e palavras similares que possam se aproximar ao que eles queriam fazer no Brasil, deixaram nossa terra mais cruel, mais desumana, mais árida, mais sem a beleza que lhe era peculiar. Se ainda há beleza é porque nossos olhos só alcançam uma parte de nossa terra. Não conseguiram destruir a criação toda. Se pudessem e se lhes trouxese riquezas, não exitariam em retiram toda água do oceano e deixar nossa prais desertas. Mas este feito Deus não permitiu, para que hoje possamos ainda por um pouco, desfrutar de algo bom, mas que aos poucos também está sendo posto em risco pela poluição desmedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário