O Brasil é o 8º pais com mais espécies ameaçadas de extinção, devido ao crescimento econômico. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), divulgou que há 769 espécies ameaçadas de extinção:386 são plantas, 124 pássaros, 82 mamíferos, 80 peixes, 30 anfíbios, 22 répteis, 21 moluscos e 24 invertebrados.
O Equador ficou em 1º lugar no ranking com 221 espécies, seguido pelos Estados Unidos com 1203 espécies e Malásia com 1166.
Segundo Bráulio Dias, diretor de conservação da biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente ( MMA ):" Nosso país possui biodiversidade e população humana muito grande, e passa por um processo de desenvolvimento econômico vigoroso. Esses fatores levam ao aumento de ameaças aos ecosistemas naturais."
Ainda salientou que o desmatamento, poluição, e espécies exóticas invasoras, além da caça e pesca, comércio e tráfico também contribuem para a ameaça.
80% das espécies de peixes pescados no Brasil estão diminuindo e algumas constam nas listas de risco de extinção.
Em parceria com o Instituto Chico Mendes, o MMA publicou em setembro/2009 no Diário Oficial da União, uma portaria que permite a atualização dos dados e estabelecimento de planos de atuação para conservação e recuperação das espécies da fauna brasileira.
( Fonte:Folha Universal, 22 a 28/11/2009, pág.24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário